ADIÇÃO DE CATEGORIA 

Para dirigir veículo de categoria diferente da autorizada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista deve solicitar:

Adição de categoria
Motorista de motocicleta (categoria A) que deseja conduzir automóvel (categoria B) ou motorista de automóvel (categoria B) que deseja conduzir moto (categoria A).
Após a adição, a CNH exibirá as duas categorias de  veículo que o motorista pode dirigir.

Ou mudança de categoria

Motorista da categoria B (ou C ou D) que deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica (categorias C, D ou E).
Após a mudança, a CNH exibirá a nova categoria de veículo que o motorista pode dirigir. Ela incluirá também veículos das categorias anteriores, exceto motocicleta (categoria A).

Validade
A CNH pode ter validade de até 5 anos, definida pelo exame médico. Para motorista acima de 65 anos, a validade máxima é 3 anos.

Condições

Ter habilitação com foto em situação regular (nem suspensa, nem cassada). Veja como regularizar aqui.

Solicitar o serviço no Detran.SP do município onde o documento está registrado (unidade ou circunscrição regional de trânsito/Ciretran). Verifique detalhes abaixo, em Onde solicitar.

Categoria A:
Pode conduzir veículos de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral, como motociclistas, ciclomotores, motonetas, triciclos. Não permite dirigir nenhum outro tipo de veículo.
Categoria B: 
Pode conduzir veículos com ou sem reboque, com peso bruto total de 3500kg e lotação máxima de 8 pessoas, fora o condutor. Não permite dirigir motos e triciclos, veículos com mais de 3500kg de peso bruto total ou com mais de 9 lugares, incluindo o do condutor.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Carteira de Identidade (RG)
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Comprovante de residência (conta de luz, água, banco, telefone fixo ou celular)
• 1 foto 3x4 colorida

EXIGÊNCIAS
• Ser aprovado em exame de aptidão física e mental
• Realizar curso prático de 15 aulas e teste de direção veicular na categoria pretendida